Consumidores Designers

Os bastidores do projeto Fiat Mio, que transformou consumidores em designers de um carro, será o fio condutor da palestra de João Ciaco, diretor de Publicidade e Marketing de Relacionamento da Fiat Automóveis, e Raphael Vasconcellos, vice-presidente de criação da AgênciaClick Isobar, na Campus Party Brasil 2011. Mas não é só isso. A dupla levantará também, junto aos campuseiros, uma discussão mais abrangente, sobre interatividade, projetos abertos e colaborativos e o futuro do relacionamento entre marcas e clientes.

Fiat Mio no Salão do Automóvel de 2010

Fiat Mio no Salão do Automóvel de 2010

Mais de 17 mil pessoas de vários países (mas principalmente do Brasil) participaram do processo de concepção do Mio através da internet: foram mais de 10 mil ideias enviadas e quase 15 mil comentários postados sobre todos os aspectos do carro (segurança, design, materiais, ergonomia etc). O Mio foi oficialmente lançado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2010, materializando-se assim o que os consumidores imaginaram como sendo o carro ideal para o futuro.

“Partindo do ponto de vista da agência, explicarei como foi o processo de 15 meses de comunicação com os consumidores e a repercussão que o projeto alcançou, até chegarmos ao carro em si. O Ciaco vai contar quais ensinamentos e a mudança de mentalidade que o Mio trouxe para a Fiat”, adiantou Raphael, que acredita que a palestra vai chamar um público interessado na característica colaborativa da internet, que faz com que projetos de design, por exemplo, fiquem ainda mais ricos. “A interatividade, com marcas mais expostas na internet, é o futuro da relação entre marca e consumidor. Espero que o público da Campus Party aproveite a ideia pioneira do Mio e use isso dentro de sua realidade”, afirma ele.

Compartilhar

Tags: , , , ,

Leave a Reply

Flickr

Twitter